sábado, 7 de janeiro de 2012

Doze sugestões para bem liderar equipes de trabalho.



1-Sim, ao liderar você encontrará pensamentos conflitantes. E aí perceberá que é muito mais difícil tornear as ideias de certos homens do que tornear um bloco de aço!

2-Liderar uma equipe especializada é uma tarefa fácil. Fácil? É fácil para o líder tarimbado, que entende as virtudes e os defeitos dos funcionários e dedica-se a melhorar a performance do que está ruim e a otimizar o que está bom. Por isso, sempre, esteja intelectualmente à frente dos seus liderados!

3-O bom diálogo é o prenúncio do bom entendimento. Ciente disso, porte-se com equilíbrio com o funcionário rebelde. A palavra é uma chibata invisível que é para ser usada, não para dominar, mas para domar.

4-Não “pegue pesado” nas broncas ao chamar a atenção de um subalterno pelo seu primeiro erro. Lembre-se antes de ser líder quantas vezes você errou pela primeira vez.

5-Quando um subalterno lhe faz uma boa pergunta, pare e reflita para dar uma boa resposta. Porém, mesmo se a pergunta não tiver relevância dê uma boa resposta, pois para quem a fez ela foi relevante.

6-Diante de imprevistos, mantenha-se tranquilo – os olhos e as atenções da equipe estarão voltados para si. Nervosismo desestabiliza e desconcentra o raciocínio. Calma, concatene as ideias, reflita e decida usando sua expertise e inteligência.

7-Se tiver de persuadir um operador para executar um serviço do jeito que você quer, não do jeito que ele quer, faça-o de afavelmente, em “baixa pressão”. Pense que, em geral, serviço que se executa sob alta pressão ou se estraga o material ou se danifica a ferramenta ou o serviço sai imperfeito.

8-Ao ter que advertir um subalterno, faça-o no ato. Não postergue. Ficar indeciso a remoer as palavras mentalmente pode dar-lhes uma nova semântica. E, mais tarde, quando finalmente o fizer, o sentido das palavras nada terá a ver com a origem dos fatos...

9-Se um estagiário fizer uma vez um serviço ótimo, elogie. Se fizer duas vezes, observe. Se fizer várias vezes efetive-o, você tem um exímio profissional!

10-Equipe que está com o líder, e o líder com a equipe, é como cabeça e membros de um mesmo corpo: uníssono em pensamento e ações!

11-Quando você treinar um aprendiz, faça-o com dois sentimentos: respeitando-o, pois ontem você também foi aprendiz; valorizando-o, pois amanhã ele poderá ser líder igual você!

12-Empresa que tem equipes afinadas, que compartilham problemas e soluções, tem as estratégias no singular e os lucros no plural!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Laços de amizade):

     Temas complementares (Intelectualidade & Sucesso):

Nenhum comentário:

Postar um comentário